ARTEFINALNH

KATAS SHOTOKAN

KATAS SHOTOKAN

Desenvolvimento dos Mestres Tasuke Watanabe e Gilberto Gaertner, com as formas básicas dos cinco primeiros katas (HEIAN WAZA), compilados, diminuto e sequencialmente... é um estudo que se debruça também sobre os Três "TEKIs, (TEKI WAZA), seguindo para as Quatro formas "básicas superiores" e Três Katas Superiores (DARUMA WAZA), estes compõem o jogo das QUINZE primeiras formas dos Katas Shotokan.​

KATAS BÁSICOS​

SÉRIE HEIAN (Paz e Tranquilidade)​
Heian Shodan, Heian Nidan, Heian Sandan, Heian Yondan, Heian Godan​

KATA SÉRIE TEKKI (Cavaleiro de Ferro)​
Tekki Shodan, Tekki Nidan, Tekki Sandan​

KATAS BÁSICOS SUPERIORES​
Bassai Dai, Kanku Dai, Empi, Jion​

KATAS SUPERIORES ​
Jitte, Hangetsu, Gankaku 

Filosoficamente as Quinze primeiras formas do Karatê Shotokan fazem uma alusão a persistência, ao esforço e a vitória da vida sobre a morte; "Cair sete vezes e levantar oito. Desistir jamais..."​

No Link EXTRAS do Menu você pode visualizar vídeos destas técnicas
(termo "waza" significa técnica)

O KITEI KATA E O FUKU-GO

O FUKU-GO é uma disputa em que o mesmo atleta disputa em uma rodada kata e na outra kumite.

Para competir nesta categoria é necessária grande habilidade, tanto no combate quanto na execução de kata. Além disso, a prova de kata é constituída do Kata Kitei, kata criado pelo Mestre Hidetaka Nishiyama sensei em conjunto com os mestres de outros estilos como Kisaki sensei do Goju-ryu e Mabuni sensei do Shito-ryu em meados dos anos 80 para as competições de karatê-Do Tradicional, nessa modalidade, visto que no karatê-Do Tradicional existem competidores de diferentes estilos de karatê. Neste kata estão presentes elementos de todos os estilos do Karatê Tradicional, tornando este um padrão para diversos estilos de forma a tornar equilibrada a disputa da modalidade FUKU-GO. O Kitei tem uma peculiaridade que é a presença da técnica Mawashi Geri, inexistente em outros katas.

A final do FUKU-GO será sempre com kumitê. A ideia é ter uma modalidade onde o vencedor possua um equilíbrio entre kata e kumite. Ou seja, a intenção é que nesta modalidade o vencedor deva ter desenvolvidos em harmonia os três pilares do Karatê-Do Tradicional (o KATA, o KIHON que está inserido no kata e o KUMITE).



SIGNIFICADO DOS KATAS SHOTOKAN 

Kata, em sua forma literal, significa "forma". São sequências lógicas de defesas, ataques, esquivas, chaves em articulações e também quedas, nas quais o atleta pratica de forma imaginária, mas objetivando adversários e situações reais.

Os katas são oriundos dos fundamentos (Kihon), uma forma de memorizar, desenvolver e praticar as técnicas aprendidas durante os treinamentos. Mais do que uma simples sequência de movimentos coordenados, o kata proporciona o desenvolvimento da força, do vigor físico, da concentração e do equilíbrio físico e mental.

HEIAN (Mente Tranquila / Paz e Tranquilidade)

cinco formas de Heian contendo uma grande variedade de técnicas, sendo quase todas relacionadas a posturas básicas. Alguém que tenha aprendido estas cinco formas pode estar seguro que é capaz de defender-se com muita habilidade na maioria das situações. 

BUNKAI 5 HEIANS (分解) "bunkai" é o estudo das aplicações práticas de um kata + VIDEO AULA "Gashuku Online Sensei Watanabe"

KATAS INTERMEDIÁRIOS

TEKKI (Andar a Cavalo / Cavaleiro de Ferro)

O nome refere-se à característica distinta deste Kata que é sua postura Kiba-dachi, como montar a cavalo. Neste as pernas são fortemente posicionadas bem abertas, como se fosse para sentar no dorso de um cavalo, e a tensão é aplicada nas face lateral ou externa da planta dos pés com a sensação de concentrar a força em direção ao centro. 

BUNKAI 3 TEKKIS (分解) "bunkai" é o estudo das aplicações práticas de um kata + 3 KATAS TEKKI E TEKKI WAZA Sensei Watanabe

KATAS BÁSICOS SUPERIORES

BASSAI (Romper a Fortaleza)

Esta forma de Kata contém repetidas mudanças dos braços de bloqueio, movimentos representando a sensibilidade para alterar uma posição de desvantagem para uma vantajosa, uma sensação que sugere determinação, como se fosse tal excesso de energia, necessária para invadir a fortaleza do inimigo.

KANKU (Contemplar o Céu)

O nome refere-se ao primeiro movimento do Kata, no qual levanta-se as mãos e olha-se para o céu. Kan significa contemplar e compreender algo mais como um artista. Kuu, kara ou vazio pode significar o universo. Dai significa grande e Sho significa pequeno, mas é possível interpretar uma dualidade, mundo exterior e mundo interior. 

ENPI (O Vôo da Andorinha)

A movimentação característica deste Kata é o ataque a um nível mais acima do solo. Na sequência segura-se o opoente e o induz a permanecer em uma posição específica, simultaneamente avançando e atacando novamente. O movimento representa o vôo rápido e ágil da andorinha.

JION (Amor e Gratidão)

Este é o nome original e tem aparecido frequentemente na literatura chinesa desde os tempos antigos. O "Jionji" é um famoso e antigo templo Budista, e há um santo Budista bastante conhecido chamado Jion. O nome sugere que o Kata tenha si do introduzido por alguém identificado com o Templo Jion, assim como o nome Shorin-ji Kempo deriva de uma relação com o Templo Shorin.

分解 BUNKAI SENTEI KATAS

APLICAÇÕES 4 KATAS BÁSICOS SUPERIORES

KATAS SUPERIORES

HANGETSU (Meia-Lua)

Nos movimentos para frente, neste Kata, são descritos semicírculos com as mãos e os pés de maneira característica, sendo seu nome derivado deste fato.

JUTTE / JITTE (Dez Mãos)

Nas formas remanescentes pertencem ao estilo Shorei, os movimentos são um tanto mais pesados quando comparados àqueles do estilo Shorin.  A postura é bastante audaz. Proporcionam um bom condicionamento físico, embora sejam difíceis para iniciantes. O nome Jutte sugere que alguém que tenha aprendido este Kata é tão eficiente como dez homens de uma só vez.

GANKAKU (Grou sobre a Rocha)

A característica deste Kata é a postura em uma só perna que ocorre repetidamente. Representa a visão esplêndida de uma garça pousada em total equilíbrio em uma pedra, prestes a lançar-se sobre a sua vítima.

分解 BUNKAI JIYU KATAS

APLICAÇÕES DESTES 3 KATAS SUPERIORES

HEIAN WAZA: resume os movimentos do cinco primeiros Katas, executados aqui por um Grupo de antigos Samurais, que praticam Karatê por toda uma Vida...

TEKKI WAZA:  com  Mestre Watanabe no vídeo, conclui sequencialmente o estudo sobre os katas "Tekkis" e evidenciam a compilação dos três katas em "TEKKI WAZA."

DARUMA WAZA: completa com os katas Básico superiores, superiores e que somados ao "Kitei kata," definem; e dão sentido a pesquisa para o meu website, sobre as "Quinze" primeiras formas dos Katas Shotokan. Tendo como proposta filosófica, a Vitória da vida sobre a morte. "Cair Sete vezes e levantar-se oito..." Oss!

Seguindo neste estudo, abaixo estão as execuções dos KATAS RESTANTES:




CHINTE (Mãos Estranhas / Extraordinárias)

Esse Kata se caracteriza pela abundância de técnicas circulares apoiadas nos ombros e técnicas com as mãos abertas. É um kata de defesa pessoal a curta distância, sendo muito praticado pelo sexo feminino, por incluir técnicas de grande eficácia que não precisam de muita força física.

UNSU (Mãos de Nuvens / Separando as nuvens)

O Kata com o estilo do Dragão por Mestre Aragaki. Onde ele o treinou não se tem conhecimento, mas as grandes influências Chinesas neste Kata sugerem que tenha sido certamente em continente chinês. O nome usado em Okinawa é Unshou e significa Defesa Contra a Nuvem, ou seja, mesmo se seus inimigos cercarem você como uma nuvem, com certeza você os vencerá se tiver aprendido o Unsu.

SOCHIN (Espírito Inabalável)

Sua base se caracteriza pelo Sochin dachi e Fudo dachi, que deu nome ao Kata, que se reforça no sentido horizontal e vertical, como se criassem raízes no chão. É necessário flexionar bem os joelhos, avançando o cento de gravidade à frente para poder bloquear o ataque do adversário e contra atacar com grande potência.

NIJUSHIHO (Vinte e Quatro Passos)

Sua origem e criador são incertos. Em muitos pontos é muito parecido com o Unsu. Seu início possui técnicas em rítimos únicos e sua peculiaridade é o ataque de Enpi em cinco sentidos diferentes e diversas técnicas de ataque de punho. Finaliza em Sanchin-dachi, concentrando o kime e a respiração.

GOJUSHIHO-DAI (Cinqüenta e Quatro Passos "Grande")

Consiste em técnicas superiores de mãos abertas e contra-ataque de ambas as mãos na clavícula. A diferença do Gojushiho-Sho é que o ataque é Shihon Nukite, mas no geral são muitos parecidos, e suas técnicas devem ser bem aprimoradas para não serem confundidas. Com técnicas suaves e fluentes, posturas que exigem equilíbrio e movimentos giratórios. É exigido muita habilidade de quem o executa para que seja executado de maneira eficaz.

GOJUSHIHO-SHO (Cinqüenta e Quatro Passos "Pequeno")

Reúne uma grande variedade de técnicas superiores desde seu início; uma série de ataques nas costelas, defesa contra Bo (bastão). Recomendado seu estudo por faixas pretas.

MEIKYO (Espelho da Alma)

Este é um Kata muito misterioso. Presume-se que os japoneses o conheciam muito antes que Mestre Funakoshi tenha introduzido o Karatê de Okinawa no Japão. Há até mesmo uma lenda japonesa a respeito de Amaterasu, a deusa do sol. Ela havia perdido seu espelho e não podia admirar-se, ficando muito aborrecida. Desta maneira, o mundo ficou nas trevas. Finalmente os outros deuses decidiram que alguma coisa deveria ser feita, então enviaram um grande guerreiro para realizar a Dança da Guerra do lado de fora da caverna. A Dança Da Guerra foi nomeada Meikyo. Meikyo é traduzido como o Espelho da alma. O nome antigo para Meikyo era Rohai, o qual está agora voltando a ser usado.

JIIN (Amor e Proteção)

Provavelmente tem origem de Tomari-te e seu antigo nome era Shokyo. Pertence ao mesmo grupo do Jitte e Jion. Não é um Katá muito praticado e Funakoshi ensinou pouco a seus alunos, mas exige alto nível de estudo.

WANKAN (Coroa Real)

Explora o Kyo (falha física ou mental) do Oponente. Este Kata tem pouco número de kyodos e os movimentos são discretos, portanto é considerado um Kata de muita dificuldade para expressar as três essências do Kata.