Desenvolvimento dos Mestres Tasuke Watanabe e Gilberto Gaertner, com as formas básicas dos cinco primeiros katas (HEIAN WAZA), compilados, diminuto e sequencialmente... é um estudo que se debruça também sobre os Três "TEKIs, (TEKI WAZA), seguindo para as Quatro formas "básicas superiores" e Três Katas Superiores (DARUMA WAZA), estes compõem o jogo das QUINZE primeiras formas dos Katas Shotokan.
KATAS BÁSICOS
SÉRIE HEIAN (Paz e Tranquilidade)
Heian Shodan, Heian Nidan, Heian Sandan, Heian Yondan, Heian Godan
KATA SÉRIE TEKKI (Cavaleiro de Ferro)
Tekki Shodan, Tekki Nidan, Tekki Sandan
KATAS BÁSICOS SUPERIORES
Bassai Dai, Kanku Dai, Empi, Jion
KATAS SUPERIORES
Jitte, Hangetsu, Gankaku
Filosoficamente as Quinze primeiras formas do Karatê Shotokan fazem uma alusão a persistência, ao esforço e a vitória da vida sobre a morte; "Cair sete vezes e levantar oito. Desistir jamais..."
No Link EXTRAS do Menu você pode visualizar vídeos destas técnicas
(termo "waza" significa técnica)
O FUKU-GO é uma disputa em que o mesmo atleta disputa em uma rodada kata e na outra kumite.
Para competir nesta categoria é necessária grande habilidade, tanto no combate quanto na execução de kata. Além disso, a prova de kata é constituída do Kata Kitei, kata criado pelo Mestre Hidetaka Nishiyama sensei em conjunto com os mestres de outros estilos como Kisaki sensei do Goju-ryu e Mabuni sensei do Shito-ryu em meados dos anos 80 para as competições de karatê-Do Tradicional, nessa modalidade, visto que no karatê-Do Tradicional existem competidores de diferentes estilos de karatê. Neste kata estão presentes elementos de todos os estilos do Karatê Tradicional, tornando este um padrão para diversos estilos de forma a tornar equilibrada a disputa da modalidade FUKU-GO. O Kitei tem uma peculiaridade que é a presença da técnica Mawashi Geri, inexistente em outros katas.
A final do FUKU-GO será sempre com kumitê. A ideia é ter uma modalidade onde o vencedor possua um equilíbrio entre kata e kumite. Ou seja, a intenção é que nesta modalidade o vencedor deva ter desenvolvidos em harmonia os três pilares do Karatê-Do Tradicional (o KATA, o KIHON que está inserido no kata e o KUMITE).
Kata, em sua forma literal, significa "forma". São sequências lógicas de defesas, ataques, esquivas, chaves em articulações e também quedas, nas quais o atleta pratica de forma imaginária, mas objetivando adversários e situações reais.
Os katas são oriundos dos fundamentos (Kihon), uma forma de memorizar, desenvolver e praticar as técnicas aprendidas durante os treinamentos. Mais do que uma simples sequência de movimentos coordenados, o kata proporciona o desenvolvimento da força, do vigor físico, da concentração e do equilíbrio físico e mental.
Há cinco formas de Heian contendo uma grande variedade de técnicas, sendo quase todas relacionadas a posturas básicas. Alguém que tenha aprendido estas cinco formas pode estar seguro que é capaz de defender-se com muita habilidade na maioria das situações.
BUNKAI 5 HEIANS (分解) "bunkai" é o estudo das aplicações práticas de um kata + VIDEO AULA "Gashuku Online Sensei Watanabe"
O nome refere-se à característica distinta deste Kata que é sua postura Kiba-dachi, como montar a cavalo. Neste as pernas são fortemente posicionadas bem abertas, como se fosse para sentar no dorso de um cavalo, e a tensão é aplicada nas face lateral ou externa da planta dos pés com a sensação de concentrar a força em direção ao centro.
BUNKAI 3 TEKKIS (分解) "bunkai" é o estudo das aplicações práticas de um kata + 3 KATAS TEKKI E TEKKI WAZA Sensei Watanabe
Esta forma de Kata contém repetidas mudanças dos braços de bloqueio, movimentos representando a sensibilidade para alterar uma posição de desvantagem para uma vantajosa, uma sensação que sugere determinação, como se fosse tal excesso de energia, necessária para invadir a fortaleza do inimigo.
O nome refere-se ao primeiro movimento do Kata, no qual levanta-se as mãos e olha-se para o céu. Kan significa contemplar e compreender algo mais como um artista. Kuu, kara ou vazio pode significar o universo. Dai significa grande e Sho significa pequeno, mas é possível interpretar uma dualidade, mundo exterior e mundo interior.
A movimentação característica deste Kata é o ataque a um nível mais acima do solo. Na sequência segura-se o opoente e o induz a permanecer em uma posição específica, simultaneamente avançando e atacando novamente. O movimento representa o vôo rápido e ágil da andorinha.
Este é o nome original e tem aparecido frequentemente na literatura chinesa desde os tempos antigos. O "Jionji" é um famoso e antigo templo Budista, e há um santo Budista bastante conhecido chamado Jion. O nome sugere que o Kata tenha si do introduzido por alguém identificado com o Templo Jion, assim como o nome Shorin-ji Kempo deriva de uma relação com o Templo Shorin.
Nos movimentos para frente, neste Kata, são descritos semicírculos com as mãos e os pés de maneira característica, sendo seu nome derivado deste fato.
Nas formas remanescentes pertencem ao estilo Shorei, os movimentos são um tanto mais pesados quando comparados àqueles do estilo Shorin. A postura é bastante audaz. Proporcionam um bom condicionamento físico, embora sejam difíceis para iniciantes. O nome Jutte sugere que alguém que tenha aprendido este Kata é tão eficiente como dez homens de uma só vez.
A característica deste Kata é a postura em uma só perna que ocorre repetidamente. Representa a visão esplêndida de uma garça pousada em total equilíbrio em uma pedra, prestes a lançar-se sobre a sua vítima.
HEIAN WAZA: resume os movimentos do cinco primeiros Katas, executados aqui por um Grupo de antigos Samurais, que praticam Karatê por toda uma Vida...
TEKKI WAZA: com Mestre Watanabe no vídeo, conclui sequencialmente o estudo sobre os katas "Tekkis" e evidenciam a compilação dos três katas em "TEKKI WAZA."
DARUMA WAZA: completa com os katas Básico superiores, superiores e que somados ao "Kitei kata," definem; e dão sentido a pesquisa para o meu website, sobre as "Quinze" primeiras formas dos Katas Shotokan. Tendo como proposta filosófica, a Vitória da vida sobre a morte. "Cair Sete vezes e levantar-se oito..." Oss!
Seguindo neste estudo, abaixo estão as execuções dos KATAS RESTANTES:
Esse Kata se caracteriza pela abundância de técnicas circulares apoiadas nos ombros e técnicas com as mãos abertas. É um kata de defesa pessoal a curta distância, sendo muito praticado pelo sexo feminino, por incluir técnicas de grande eficácia que não precisam de muita força física.
O Kata com o estilo do Dragão por Mestre Aragaki. Onde ele o treinou não se tem conhecimento, mas as grandes influências Chinesas neste Kata sugerem que tenha sido certamente em continente chinês. O nome usado em Okinawa é Unshou e significa Defesa Contra a Nuvem, ou seja, mesmo se seus inimigos cercarem você como uma nuvem, com certeza você os vencerá se tiver aprendido o Unsu.
Sua base se caracteriza pelo Sochin dachi e Fudo dachi, que deu nome ao Kata, que se reforça no sentido horizontal e vertical, como se criassem raízes no chão. É necessário flexionar bem os joelhos, avançando o cento de gravidade à frente para poder bloquear o ataque do adversário e contra atacar com grande potência.
Sua origem e criador são incertos. Em muitos pontos é muito parecido com o Unsu. Seu início possui técnicas em rítimos únicos e sua peculiaridade é o ataque de Enpi em cinco sentidos diferentes e diversas técnicas de ataque de punho. Finaliza em Sanchin-dachi, concentrando o kime e a respiração.
Consiste em técnicas superiores de mãos abertas e contra-ataque de ambas as mãos na clavícula. A diferença do Gojushiho-Sho é que o ataque é Shihon Nukite, mas no geral são muitos parecidos, e suas técnicas devem ser bem aprimoradas para não serem confundidas. Com técnicas suaves e fluentes, posturas que exigem equilíbrio e movimentos giratórios. É exigido muita habilidade de quem o executa para que seja executado de maneira eficaz.
Reúne uma grande variedade de técnicas superiores desde seu início; uma série de ataques nas costelas, defesa contra Bo (bastão). Recomendado seu estudo por faixas pretas.
Este é um Kata muito misterioso. Presume-se que os japoneses o conheciam muito antes que Mestre Funakoshi tenha introduzido o Karatê de Okinawa no Japão. Há até mesmo uma lenda japonesa a respeito de Amaterasu, a deusa do sol. Ela havia perdido seu espelho e não podia admirar-se, ficando muito aborrecida. Desta maneira, o mundo ficou nas trevas. Finalmente os outros deuses decidiram que alguma coisa deveria ser feita, então enviaram um grande guerreiro para realizar a Dança da Guerra do lado de fora da caverna. A Dança Da Guerra foi nomeada Meikyo. Meikyo é traduzido como o Espelho da alma. O nome antigo para Meikyo era Rohai, o qual está agora voltando a ser usado.
Provavelmente tem origem de Tomari-te e seu antigo nome era Shokyo. Pertence ao mesmo grupo do Jitte e Jion. Não é um Katá muito praticado e Funakoshi ensinou pouco a seus alunos, mas exige alto nível de estudo.
Explora o Kyo (falha física ou mental) do Oponente. Este Kata tem pouco número de kyodos e os movimentos são discretos, portanto é considerado um Kata de muita dificuldade para expressar as três essências do Kata.